sexta-feira, 11 de junho de 2010

PALPITES PARA A COPA - Parte VII: O Perigo Mora ao Lado

Vamos saltar um grupo e passar diretamente ao H, para poder depois terminar com a chave do Brasil.

No último grupo da primeira fase, a Espanha é favorita absoluta. Somente uma zebraça pode tirar-lhe a vaga de primeira colocada. Chile e Suíça disputam para ver quem passa em segundo. Honduras, embora tenha todo o jeitão de saco de pancadas da chave, pode repetir 1982 e aprontar algumas surpresas.

A Fúria tem tudo para ser a melhor campanha da primeira fase e, mais adiante na competição, finalmente justificar seu apelido. Um goleiro de primeira linha, Casillas; uma defesa experiente, embora pouco segura; um ataque de respeito, com Villa e Torres e, especialmente, um meio-campo espetacular. Poucas seleções, talvez só a Argentina, podem se dar ao luxo de contar com Xavi, Fabregas e Iniesta no mesmo time.

Na disputa pela segunda vaga, o Chile leva vantagem no banco. Marcelo Bielsa conseguiu dar consistência à equipe, que tem no jogo coletivo e na organização tática seus pontos fortes. Já a Suíça é um time que não encanta, mas tem sempre desempenhado um papel digno nas competições internacionais.

Por fim, a seleção hondurenha tem o elenco mais fraco, mas Palacios na defesa, Leon no meio-campo e David Suazo na frente podem eventualmente surpreender chilenos e suícos, tornando-se o fiel da balança nesta disputa entre os dois, ou, quem sabe, até mesmo surpreendê-los.

Entretanto, não parece provável tal cenário. Rezo pela Espanha, para que consiga passar sem sustos em primeiro lugar, achando que a segunda vaga fica com o Chile, embora preferisse que o Brasil encarasse a Suíça nas oitavas. Neste caso, o perigo maior vem justamente dos chilenos, que nos conhecem bem e sempre podem querer reeditar o chocolate de 1987, quando nos eliminaram da Copa América com um sonoro 4x0.

Nenhum comentário: