quinta-feira, 24 de junho de 2010

A EMOÇÃO AUMENTA

Como disse ontem (Agora é à Vera), chegada a última rodada da fase classificatória, os times são obrigados a sair para o jogo, pois agora o revés já começa a significar um carimbo no passaporte de volta para casa.

Tal circunstância fez de três jogos um razoável espetáculo de tensão e emoção até o último minuto. Isto não os faz exemplos de técnica refinada, mas, como bem disse André Rizek no último Seleção Sportv, os torna programas divertidos de assistir, e não as partidas modorrentas que vimos na primeira rodada da Copa.

A exceção hoje foi Alemanha x Gana, um jogo arrastado, em que os africanos salvaram a honra do continente, mas se arriscaram demais ao contar que a Sérvia não empataria o jogo com a Austrália. Já esta última partida foi muito interessante, sendo comovente o esforço e o empenho dos sérvios na tentativa, ainda que muito atabalhoada, de chegar ao empate e, por conseguinte, às oitavas. Não deu, vai ficar para 2014.

Muita pena deu também dos seus "primos" eslovenos. Uma seleção que chegou ao Mundial desacreditada, inclusive por este escriba, mas além de praticar um futebol razoável para os baixos padrões técnicos desta Copa, apresentou jogadores com uma alegria de jogar incrível. A comemoração da dancinha com as mãos para cima ficará para a história das Copas. Foi a verdadeira tradução de um time que parecia gostar muito de jogar junto.

Por fim, o jogo mais emocionante do dia: EUA x Argélia. Outro enredo digno de filme hollywoodiano, com um time se expondo totalmente na busca do gol redentor, correndo riscos; enfrentando dificuldades e, finalmente, chegando à vitória já nos descontos, com outra comemoração que também entra para a antologia de imagens do futebol: Donovan escorregando de peixinho até a bandeira do corner, para depois ser "soterrado" por uma verdadeira montanha de companheiros alucinados pela alegria da classificação.

Agora a chave de cima da fase eliminatória da Copa está formada: de Argentina x México sai o adversário para o vencedor de Alemanha x Inglaterra, choque de titãs que pode se realizar em duas fases seguidas; já o ganhador de Uruguai x Coreia do Sul enfrentará quem sobreviver ao embate entre EUA x Gana. Quatro campeões mundiais, sem contar a eliminação da França.

Do lado do Brasil, só resta a Itália, cuja própria classificação é uma dúvida, diante do futebol pequenininho que tem mostrado até aqui. Mas como um empate já pode ser suficiente, é bom não desprezar a traiçoeira Squadra Azzurra.

Compensando a ausência de mais campeões mundiais, o caminho do Brasil pode cruzar com duas equipes "da moda": Holanda e Espanha (esta já nas Oitavas), que nunca chegam, mas podem resolver engrossar justo conosco (lembrem-se de 74, quando perdemos para a versão original da Laranja Mecânica e dos dois confrontos impróprios para cardíacos de 94 e 98, ambos com os holandeses; isto sem falar da dificuldade que foi passar pela Espanha nas Copas de 78, um empate, 62 e 86, Copas em que fomos beneficiados por erros clamorosos de arbitragem.

Nenhum comentário: