terça-feira, 8 de junho de 2010

PALPITES PARA A COPA - Parte V: Samurais Soterrados

No Grupo E, duas certezas: a Holanda "passará o carro", sendo a franca favorita para vencer as três partidas; e o Japão é candidatíssimo a perder as três.

Os samurais da bola parecem não ter muita chance num grupo como este, já que seu futebol, suficiente para manter a hegemonia na Ásia, acompanhou a estagnação que acomete o continente como um todo, apesar da recente Copa lá realizada em 2002.

Resolvido o lanterna, a liderança parece ser laranja. O time da Holanda encantou a todos na primeira fase da Eurocopa de 2008, sendo surpreendentemente eliminada pela Rússia na fase do mata-mata. De lá para cá, no entanto, vem acumulando excelentes resultados e apresentando o futebol alegre de sempre. Além disso, tem grandes valores individuais. Na defesa, há Van Bronckhorst, com a experiência acumulada de várias temporadas no Barcelona (hoje está de volta ao país natal, jogando pelo Feyenoord); no meio, uma dupla que fez a final da última Liga dos Campeões: Van Bommel, capitão do Bayern de Munique, e Sneijder, que comeu a bola neste último semestre pela Inter de Milão. No ataque, Van Persie e Robben, que depois do dia da bruxa da última semana, passou a ser dúvida para a Copa, mas se confirmar sua presença, também forma um ataque aterrorizante para os adversários.

Na briga pela segunda vaga, temos os Dinamarqueses e os Camaroneses. O time europeu sempre é considerado pela belíssima - mas fugaz - lembrança da Dinamáquina de 1986, o que poderia ser algo longínquo demais para dar-lhe algum cacife numa disputa que ocorrerá 24 anos depois.

Entretanto, deve-se lembrar que neste período os nórdicos conquistaram uma Eurocopa em 1992, com uma geração já diferente daquela do Mundial do México, além de terem beliscado a classificação para as quartas-de-final da Copa da França, em 1998, quando massacraram a sensação nigeriana nas oitavas e fizeram jogo duro com o Brasil, quase complicando nossa passagem para a semifinal, com um 3x2 de matar a torcida do coração.

Já é um retrospecto a ser respeitado, embora o maior destque individual do time não recomende muito bem: Nicklas Bendtner é o "bonde" que veste a camisa 52 do Arsenal. Centroavante trombador, sem uma aparente intimidade com a esférica, é pouco para uma seleção que já encantou o mundo com os irmãos Laudrup, Elkjaer e o incrível goleiro Schmeichel.

Do outro lado do "ringue" pela segunda colocação estão os Leões Indomáveis, que hoje vivem basicamente de Samuel Eto'o. Excelente atacante, tricampeão europeu, mas que anda um bocado "azedo", pelo que se vê das últimas declarações à imprensa. Seria estrelismo do jogador africano com maiores chances de se destacar individualmente na Copa? Ou seria stress decorrente da pressão de levar Camarões adiante no Mundial?

De todo modo, da comparação entre os atacantes, vê-se que os camaroneses tem uma vantagem considerável. Além disso, o fator campo também conta. Assim como apontei no Grupo B, apesar da Copa ser na África do Sul, a torcida deve "adotar" as demais equipes do continente.

As apostas de "Pai Barbalho" neste grupo, então, são Holanda e Camarões.

Nenhum comentário: