quinta-feira, 3 de junho de 2010

PALPITES PARA A COPA - Parte II: Filmes Já Vistos

Seguindo com a análise dos grupos da Copa, passemos ao grupo dos "hermanos". A Argentina parece franca favorita num grupo fraquíssimo e com grandes ares de déja vu.

Explico-me: a seleção argentina já enfrentou os três países que compõem o seu grupo. Nigéria e Grécia em 1994 e Coreia do Sul em 1986. Para Maradona, inclusive, são jogos já vistos pessoalmente, já que nos dois Mundiais Don Diego estava voando (embora no segundo, com combustível "aditivado").

Mas voltando à fraqueza do grupo, vê-se que a Coreia, fora dos seus domínios e sem a ajuda amiga de árbitros, volta a ser o time inexpressivo de sempre. A Grécia vai apresentar a retranca de sempre, enquanto que a Nigéria não é sombra do time que prometeu decolar em 1994 e em 1998.

Diante disto, só se Maradona trocar os pés pelas mãos (e mesmo assim ele ainda produz resultados...) para que os argentinos corram algum risco. O reizinho portenho tem em suas mãos, do meio para a frente, um verdadeiro timaço: Mascherano, Verón, Di Maria, Tevez, Agüero, Higuaín, Milito, Messi... Se eles se acertarem, vai ser difícil de aturar...

Entretanto, a defesa não está à altura do resto do elenco. Há muito tempo a Argentina não tem um goleiro decente e a zaga, tirando o Samuel, que deve ter tido um razoável aprendizado este ano na Inter de Milão, ao lado de Lúcio, é horrorosa.

Além disso, o Maradona como técnico é uma piada. Esperemos que ele confirme o retrospecto sofrível das Eliminatórias, porque se Don Diego vencer este Mundial como técnico, o baixinho vai ficar insuportável...

O perigo é que a debilidade dos adversários acabe dando um embalo inicial ao time, e aí o negócio vai ficar complicado.

Portanto, cravo sem medo de errar: Argentina em primeiro lugar.

E os demais? Missão ingrata comentar os outros times do grupo... mas vamos lá.

Na Nigéria, jogando em alto nível, só há Mikel, do Chelsea, e Martins, ex-Inter de Milão, hoje no Wolfsburg, já revelando uma certa decadência. Além deles, há o já veterano Kanu (de triste memória para nós e para os argentinos nos Jogos Olímpicos de 1996, em que os africanos bateram os sulamericanos nas semi e nas finais do Torneio de Futebol), e a curiosidade Obinna, que deu origem ao ex-rubronegro "que é melhor que o Eto'o". Acredito que terá alguma vantagem "territorial", pela Copa ser na África. Talvez o ambiente conspire a favor de uma boa atuação, talvez até um "canto do cisne" de alguns destes jogadores citados acima.

A Coreia tem alguns jogadores espalhados pelo mundo, um deles, com o nome complicado de sempre, joga até no Manchester United, tal como informa meu álbum da Copa, mas parece que vai fazer o papel de sempre: ficar na primeira fase.

A Grécia, também baseada no seu habitual ferrolho, só tem alguma chance se engrossar o segundo jogo com a Nigéria, o que acho pouco provável.

Portanto, num grupo em que os diversos filmes dos jogos parecem que vão repetir o que já foi visto em outras Copas, o palpite aparenta mais fácil do que na chave anterior: Argentina e Nigéria passando para as oitavas.

Um comentário:

Beto disse...

Veja, não sou só discordância. Neste grupo fecho com o amigo na mesma ordem.