quarta-feira, 30 de junho de 2010

O FUNIL ESTREITA

Acabaram-se as oitavas. O primeiro jogo do dia foi pautado pelo medo. Tanto medo, que a decisão só saiu nos pênaltis, e com uma bola na trave. Ou seja, nem mesmo os goleiros ousaram buscar uma defesa. Saiu o Japão, que apresentou um futebol melhor ao longo da Copa. Ficou o Paraguai, para consolidar o bom resultado dos sulamericanos. Será que esta supremacia continua até o final? Se assim for, que seja através do Brasil.

Já o segundo jogo foi muito melhor. O 1x0 não refletiu a quantidade de chances que foram criadas tanto pela Espanha quanto por Portugal. Da vitória espanhola, algumas constatações:

1. A Espanha poderia ter sido eliminada, especialmente pela insegurança de Casillas, que não estava num bom dia.

2. Por outro lado, Eduardo salvou Portugal de uma goleada humilhante.

3. É impressionante como a Fúria prende bem a bola. O toque entre os jogadores espanhóis é preciso, veloz, quase sempre no esquema "um, dois". Se sair na frente, é muito difícil de virar o jogo, porque o adversário não consegue ficar com a pelota.

Agora o funil está bem estreito. Tirando a Espanha, todo mundo tem jogo duro.

URUGUAI x GANA: a tradição e a garra celeste contra a força africana. Já disse aqui que acho o time de Gana uma empulhação (Uma ressurreição e uma constatação). De bom, só o goleiro. O perigo é a empolgação e a força física dos africanos. Se o jogo for para a prorrogação, o risco de Uruguai sucumbir ao preparo atlético dos "Estrelas Negras" é grande. Entretanto, acredito mais nos nossos vizinhos da Banda Oriental, que têm Forlán e Suárez. Se este último deixar de "fominhar", a partida pode se resolver no tempo normal, em favor do Uruguai. Mas não sem sofrimento.

ARGENTINA x ALEMANHA: outro jogaço. O conjunto e a velocidade alemãs, contra a qualidade individual dos argentinos. Embora Messi e Tevez possam desequilibrar a partida numa jogada, acredito mais nos alemães, que fizeram as duas melhores apresentações deste Mundial.

ESPANHA x PARAGUAI: a única coisa que pode complicar a Fúria é sua incapacidade de resolver o jogo objetivamente. Se o gol demorar a sair e o Casillas sucumbir à insegurança que demonstrou hoje, o Paraguai poderia até sonhar com algo melhor do que uma derrota digna. Mas se o time espanhol engrenar logo no início, deve ser um passeio.

BRASIL x HOLANDA: jogo duríssimo, como já disse antes (Temos uma pedreira pela frente), especialmente se todos os desfalques se confirmarem. Temos que contar que Josué tenha um desempenho defensivo espetacular, para anular a articulação holandesa, e que Daniel Alves repita a boa atuação que teve contra o Chile.

Como diria o meu pároco, oremos.

Nenhum comentário: