terça-feira, 22 de junho de 2010

AGORA É À VERA

No jargão "boleirístico", quando a disputa se promete acirrada e o adversário é reconhecidamente forte, diz-se que o jogo é "à vera".

A terceira e última rodada da primeira fase é justamente um desses momentos, em que os times jogam suas últimas esperanças de continuar na Copa. Hoje já tivemos mostras disto.

Pela manhã, foi comovente o esforço da África do Sul em construir um milagre. Depois de fazer 2x0, as forças se renovaram com a notícia do gol do Uruguai. Entretanto, faltou sorte no segundo tempo, com mais uma bola na trave de Mphela (como já ocorrera contra o México) e mais futebol durante todo o Mundial. O time é muito fraco e o gás acabou após o gol da França.

Sobre Uruguai e México, cabe dizer somente que não fizeram uma partida de compadres, muito embora a improbabilidade dos resultados para desclassificar qualquer um dos dois retirou o medo da derrota que poderia haver para ambos.

À tarde, um jogo morno de um "mistão" argentino contra a megarretranca da Grécia: 2x0 para os hermanos, com um gol de bate e rebate de De Michelis e outro que foi um verdadeiro prêmio para Palermo, um jogador que, na esteira da definição do "Apolinho" Washington Rodrigues, comentarista da Rádio Tupi no Rio de Janeiro, seria um "Obina com farol de milha", ou seja, um centroavante folclórico, com lampejos de bom futebol.

Já a outra partida entre Nigéria e Coreia do Sul foi cheia de alternativas, sendo um dos jogos mais emocionantes da Copa, ao lado de Dinamarca x Camarões, muito embora não tenha sido tão qualificado tecnicamente. De todo modo, a Nigéria pareceu meio perdida e desorganizada na busca de um gol que não parecia tão difícil assim.

Desta forma, já estão definidos os dois primeiros confrontos das Oitavas de Final: Argentina x México e Uruguai x Coreia do Sul. No primeiro jogo, o time asteca parece ser o primeiro teste de verdade da Argentina, embora os bicampeões apresentem grande favoritismo.

Na segunda partida, a leveza da Coreia do Sul poderia representar uma ameaça ao Uruguai, caso o time da Banda Oriental não estivesse tão embalado pelas duas vitórias consecutivas, conquistadas com autoridade.

Nenhum comentário: