terça-feira, 8 de junho de 2010

PALPITES PARA A COPA - Parte IV: Outro Grupo Encardido

Aqui, a exemplo do Grupo A, a "morte" também ronda esta chave. À parte a Alemanha, que deve garantir uma das vagas, os outros três times estão num patamar muito próximo um do outro.

Austrália, Sérvia e Gana devem protagonizar algumas das disputas mais interessantes da primeira fase do Mundial, devendo até mesmo os tedescos colocarem as barbas loiras de molho, pois se derem mole, podem até mesmo ficar ameaçados.

Vejamos: para mim, apesar da advertência acima, os alemães são francos favoritos para o primeiro lugar do grupo. Não bastasse a tradição e o peso da camisa (Gary Lineker, artilheiro inglês da Copa de 1986 já definia: "futebol é um jogo em que 22 jogadores disputam uma bola e, no final, a Alemanha vence"), os tricampeões mundiais vêm de duas Copas em que bateram na trave (vice em 2002, terceiro lugar em 2006), com um time já rodado por estas duas experiências.

Com a contusão de Ballack, o destaque absoluto vai para Schweinsteiger, que se mostrava um excelente meia ofensivo, mas, pelo que dizem as últimas resenhas, está jogando mais recuado, mantendo uma tradição iniciada com Beckenbauer e confirmada por Matthäus.

Além do jogador do Bayern de Munique, o time ainda tem outros destaques com experiência em Mundiais anteriores, como o ótimo lateral Lahm, o meia Hitzlperger e a dupla polaco-alemã de ataque: Podolski e Klose. Atualmente, ambos não apresentam a melhor fase, mas se resolverem recuperar a boa forma durante a Copa, a Alemanha ganha uma das melhores linhas de frente de todas as 32 seleções.

Além disto, ainda há a revelação Özil, que vem de uma boa temporada, assim como a curiosidade oriunda do Brasil, Cacau, que vem ganhando lugar no time titular nos amistosos de preparação pré-copa.

A Austrália parece ser o time mais fraco do grupo, mas é uma equipe enjoada de enfrentar e que surpreendeu a todos ao eliminar a Croácia na Copa de 2006 e cair para Itália nas oitavas com um gol de pênalti.

Aliás, é a Copa de 2006 que parece ser o maior trunfo dos Socceroos: a crença de que podem repetir o feito do último Mundial se instala facilmente numa equipe que tem vários veteranos daquela competição. Destaque para Tim Cahill e Harry Kewell, que conseguiram uma carreira relativamente estável em times do terceiro escalão da Europa.

A Sérvia, agora sem Montenegro, é a herdeira da tradição da Iugoslávia, outrora chamada de "Brasil dos Bálcãs", pelo futebol técnico e ofensivo. Se recuperarem o padrão de jogo de sua matriz futebolística, saltam um degrau acima dos demais concorrentes do grupo, tornando-se favoritos para a segunda vaga do grupo. Entretanto, o retrospecto da Copa de 2006 lhes é desfavorável. Destaque individual para o volante Stankovic, da Inter de Milão.

Por fim, o representante do continente anfitrião no grupo: Gana. Apontada pelos analistas mais experientes como o time africano com maiores chances, os Estrelas Negras buscam confirmar a enorme tradição que acumularam nas divisões de base, onde são os atuais campeões mundiais sub-20, batendo o Brasil na disputa de pênaltis da final.

Padecem com a contusão de seu melhor jogador, o meia do Chelsea, Micheal Essien, mas têm um bom conjunto e uma cultura tática ausente nos demais times do continente.

Como disse acima, cravo a Alemanha em primeiro lugar. A segunda vaga vai depender muito de como os outros três times se saírem no confronto com o Nationalelf, podendo um empate ou uma derrota por poucos gols ser uma vantagem capital ao final das três rodadas. Entretanto, para sair do muro, não acredito em nova surpresa da Austrália, ficando a vaga entre Sérvia e Gana, que decidiriam tudo já no primeiro jogo. Fico com os africanos.

Nenhum comentário: