sábado, 2 de agosto de 2008

PROGNÓSTICOS (Ou palpites com nome pernóstico - 9: Guerreiros do Tatame)

Sempre aproveitando os ganchos que os acontecimentos me dão, este post é feito em homenagem ao comentário de meu amigo Rogério Guimarães, que, no post anterior, teceu comentários sobre a exclusão do Tiago Camilo da lista dos cem atletas de destaque nos Jogos de 2008.

Realmente incompreensível a menção a um judoca que não seja o gaúcho que foi eleito o melhor judoca do ano de 2007, tendo vencido o título mundial de sua categoria com Ippons em todas as lutas. Tiago Camilo é talvez o maior favorito a uma medalha de ouro, não só na delegação brasileira, mas dentre todos os competidores da modalidade.

Mas a Equipe Brasileira de Judô não se resume a Tiago Camilo, vai muito além. Na verdade, o time de judocas tem tudo para catapultar seu esporte ao topo da lista de modalidades que mais deram medalhas para o Brasil.

No masculino, ao lado de Tiago, temos João Derly e Luciano Corrêa como atuais campeões mundiais e naturais favoritos ao ouro. Ainda deve-se ter atenção a João Gabriel Schlittler, prata no Pan de 2007 e bronze no último mundial.

No feminino, temos reais chances de ganhar a primeira medalha, que pode vir na última participação olímpica de Edinanci Silva (como ela mereceria se despedir do palco olímpico com uma medalha!). Mas também pode vir com Daniele Zangrando, que, assim como Edinanci, é medalhista em Mundiais anteriores.

Mas minha maior torcida está com a gaúcha Mayra Aguiar, que com apenas 16 anos não se intimida com nenhuma adversária, como mostrou no Pan do Rio, onde conquistou a medalha de prata. Se conseguir conter a ansiedade normal da juventude, Mayra pode ir muito longe nestes Jogos.

Por fim, vale a pena destacar que para o Judô valem os mesmos comentários que fiz no post relativo ao Handebol (Prognósticos 7). Há muito o Judô mostra uma evolução constante (desde 1984 a modalidade ganha pelo menos uma medalha em cada edição dos Jogos), que se deve muito à sua disseminação nas escolas de todo país, criando uma massa de praticantes e um quadro de competições que produz atletas de alto nível em praticamente todas as categorias.

Nenhum comentário: