sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TRADIÇÃO AMEAÇADA NA AREIA

Nossas duas duplas no Vôlei de Praia Feminino se classificaram para as quartas-de-final. O que é uma boa notícia revela, de cara, uma ameça à tradição brasileira na modalidade.

Desde que passou a integrar o programa olímpico, o Vôlei de Praia sempre rendeu medalhas para as mulheres brasileiras: ouro e prata em Atlanta 96; prata e bronze em Sydney 2000 e prata em Atenas 2004.

Agora, no caminho das brasileiras há, de um lado, Walsh e May, ainda invictas em torneios internacionais neste ano; e do outro a dupla australiana que, embora não seja favoritíssima, conta com a Nathalie Cook, atleta que já conhece o caminho do pódio olímpico (foi campeã em 2000 sobre as super-favoritas Adriana Behar e Shelda).

Renata e Talita mostraram muitas inconstâncias no jogo de hoje e Ana Paula e Larissa são uma dupla formada às pressas. Vejo séria ameaça à tradicional coleta de medalhas na areia do Vôlei de Praia e, olhando o quadro como um todo, necessidade de se pensar o que não estamos fazendo para manter nossa hegemonia, pois tivemos duas medalhas nos dois primeiros jogos, sendo que a de ouro de 1996 não se repetiu em 2000; e na última edição, em Atenas, só uma dupla feminina subiu ao pódio.

Torçamos e esperemos que as quartas-de-final sejam um marco de reafirmação das nossas meninas (se vencerem Walsh e May, não vejo quem possa parar Ana Paula e Larissa), mas não vou me surpreender se tiver que tirar mais algumas medalhas da previsão super-otimista do primeiro palpitão, ou mesmo do palpitão 2, com suas expectativas um pouco mais realistas.

Nenhum comentário: