sexta-feira, 27 de junho de 2014

PALPITÃO DO BARBALHÃO/OITAVAS DE FINAL: Oh, Dúvida Cruel.

Seguindo a tradição do blog e a obrigação dos múltiplos bolões em que me inscrevi, descobri-me numa tremenda dúvida em quase todos os confrontos das Oitavas de Final. Eis minha tentativa de adivinhar os resultados.

BRASIL x CHILE: o retrospecto nos altamente favorável e o Chile nunca foi uma seleção que assustasse antes da Copa. Além disso, o jogo contra a Holanda demonstrou os limites do time andino. Entretanto, nossa equipe também não inspira tanta confiança. Apesar de ser um jogo de risco, ainda acredito no Brasil.

COLÔMBIA x URUGUAI: o time da Colômbia é muito técnico, tem jogadores muito talentosos e o Uruguai ficou sem sua estrela maior. Em tese, tudo favorece os colombianos. Entretanto, o desafio posto à Celeste pode ser um poderoso combustível moral para a seleção cisplatina. Na minha opinião, ou a Colômbia leva o jogo fácil no tempo normal, ou a partida vai para os pênaltis.

ALEMANHA x ARGÉLIA: ainda que a Argélia tenha realizado uma das maiores surpresas da primeira fase e seja um time de dedicação comovente, não vejo como fazerem frente à impressionante eficiência germânica. Vitória fácil da Alemanha.

FRANÇA x NIGÉRIA: o time africano mostrou qualidades contra a Argentina, mas a França teve apresentações mais consistentes. Os Bleues são favoritos. Vitória nigeriana só se o jogo for além dos noventa minutos.

HOLANDA x MÉXICO: os holandeses apresentaram o desempenho mais impressionante da primeira fase e parecem ter um contra-ataque irresistível. Para mim, estão com o caminho livre até a semi-final. Entretanto, o México parece disposto a ser a surpresa definitiva da Copa. Se conseguirem embolar o jogo, as chances se aproximam.

COSTA RICA x GRÉCIA: tenho grande simpatia pela zebra da Copa, que mostrou um futebol muito consistente, que em condições normais os tornaria francamente favoritos neste embate. Entretanto, como diz o André Rizek, do Sportv, a Grécia é o time mais chato do planeta. A partida tem jeito de ir para os pênaltis, ou de morrer num gol achado pelos europeus, que se escondem o resto do tempo atrás da linha do meio-campo.

ARGENTINA x SUÍÇA: a Argentina tem um time muito superior, ainda que esteja desfalcada do Agüero. Talvez seja torcida, desejo recôndito dado pelo medo já exposto em posts anteriores, mas ainda nutro a esperança de que a fragilidade da defesa albiceleste dê brecha para um ou mais gols vadios dos suíços, que não deem muita margem para a reação argentina. Mas, olhando isentamente, este desfecho é pouco provável, ainda mais com o Messi do jeito que está jogando.

BÉLGICA x EUA: para mim, os belgas são a maior decepção do Mundial. O tal do Hazard é realmente muito bom jogador e pode desequilibrar, se resolver jogar de verdade. Entretanto, acredito que a disciplina e a organização tática dos americanos devem prevalecer.

Diante da sessão de gatomestrice, teríamos as seguintes Quartas de Final: BRASIL x COLÔMBIA; ALEMANHA x FRANÇA; HOLANDA x GRÉCIA; ARGENTINA x EUA. Será?

Nenhum comentário: