terça-feira, 3 de junho de 2014

PALPITÃO DO BARBALHÃO/GRUPO B: O Perigo Mora ao Lado

Como é tradição neste bloguinho, faltando dez dias para a Copa, começo a sessão de gato-mestragem. Afinal, qual a utilidade de escrever um blog sobre esporte se não for para dar palpite?

A ideia é analisar cada grupo, acabando por aquele do Brasil. Pela ordem, o grupo que vai indicar o adversário da nossa Seleção nas oitavas, o B.

Pela lógica natural, Espanha e Holanda se classificam, já que Austrália e Chile não devem oferecer grande resistência. Entretanto, o jogo inaugural, que reedita a final da última Copa e deve definir o primeiro da chave, pode ser a esperança do Chile.

Explico: embora a dupla europeia seja visivelmente superior, acredito o fator campo pode favorecer os sul-americano. Como um dos dois vai começar perdendo dois ou três pontos, se o Chile vencer bem da Austrália, pode embalar para fazer jogo duro nas demais rodadas. Já demonstrou que pode fazê-lo na fase de preparação, contra a própria Espanha.

A complicar a Holanda, cinco dias depois de jogar à tarde em Salvador, jogará no frio de Porto Alegre, o que pode comprometer o seu desempenho.

Mas tudo isto pode ser só um desejo deste escriba, já que, como disse no título, o posicionamento dos grupos colocou os vencedores desta chave no caminho do Brasil, já nas Oitavas de Final. Os dois favoritos, Espanha e Holanda, apresentam equipes envelhecidas (os ibéricos mais do que os vice-campeões mundiais), mas estão muito acima dos outros dois adversários. A falta de contundência da atual detentora do Troféu FIFA poderia ser amenizada pela presença de Diego Costa que, assim como outras estrelas, chega a meia-bomba. Ainda assim, este bloguinho crava a Espanha em primeiro e a Holanda em segundo.

E ali do lado já sai uma ameaça grave às aspirações nacionais nesta Copa...

Nenhum comentário: