quinta-feira, 12 de junho de 2014

PALPITÃO DO BARBALHÃO/GRUPO A: Três Esfinges para o Brasil

Depois de sessões intermináveis de gatomestrices, que só a minha esposa tem paciência de comentar, deixei a análise do grupo para o final. E eis que me aflige o mistério. Não sei se é cautela de um torcedor cabreiro, ou até temoroso das reais possibilidades de nossa Seleção, mas a primeira imagem que me veio à cabeça foi a de um grupo traiçoeiro.

Até mesmo após o sorteio, não consegui ver uma opinião mais incisiva sobre os concorrentes do Brasil na primeira fase. Que somos os favoritos para ficar com a primeira vaga, ninguém duvida. Entretanto, todos os outros três times representam algum grau de ameaça para nossa equipe.

A Croácia parece ser um dos europeus mais fracos que vieram à Copa, mas é herdeira do futebol vistoso da Iugoslávia e tem um meio campo muito ajustado. O México é uma pedra no nosso sapato, nos tirou a sempre perseguida medalha de ouro olímpica e estava ensaiando uma recuperação sob o novo técnico. Todavia, os últimos jogos voltaram a mostrar um time claudicante. Já os camaroneses vêm com as confusões de sempre: briga por premiação, rixas entre o elenco e o técnico e falta de entrosamento de sua estrela com o resto do time. Mas, embora nunca mais tenham brilhado como em 1990, não há como desprezar um time com nomes como Eto'o, Song e outros atletas que disputam os torneios europeus.

O que se vê, portanto, é que o Brasil enfrenta seleções absolutamente misteriosas, que tanto podem deixar o caminho aberto para que o Brasil pegue impulso com vitórias convincentes, ou podem ser uma dura pedreira que se põe entre nós e a sonhada redenção da tragédia de 1950. Em suma, como diz o dono do Urublog, Arthur Muhlenberg, sapatinho máximo. Seriedade e dedicação devem garantir a Seleção em primeiro lugar.

Para a segunda vaga, tinha o México como favorito, mas, para isto, os Tricolores aztecas precisarão melhorar muito para não cederem espaço para o perigoso time da Croácia. Já Camarões parece estar um pouco abaixo dos demais e sua crônica desorganização parece eliminar quase que totalmente suas possibilidades.

Um comentário:

htsec disse...

Pronto, agora não é mais apenas sua esposa! Li todas as análises. Abraços e vamos Brasil!