sábado, 14 de junho de 2014

DEVAGAR COM O ANDOR

O segundo dia da Copa revelou uma surpresa que chocou o mundo: a goleada da Holanda sobre a Espanha, 5x1. Ninguém, nem mesmo os holandeses, esperava um resultado destes. A vice-campeã mundial, apesar de feito o passeio habitual nas eliminatórias, vinha de amistosos muito ruins, além de ter feito uma Eurocopa desastrosa, onde perdeu os três jogos. Ainda que fosse um clássico mundial, do qual fosse possível esperar até mesmo uma vitória da equipe laranja (que ontem jogou num estranho, mas bonito, azul), cogitar de um chocolate como o de ontem era impossível.

Ainda mais depois do primeiro gol da Espanha. Entretanto, depois da Holanda fazer 3x1 (com um gol irregular, é bom que se diga), os atuais campeões mundiais se perderam completamente. O quinto gol é uma prova da desarrumação de ultime que depende fundamentalmente de sua compactarão e de sua organização tática.

Agora, todo mundo se apressa a cravar a Holanda como favorita e decretar a morte da Espanha. Devagar com andor. Nem a Holanda vai ressuscitar o carrossel de 1974 (até porque não acho que o Van Gaal tenha capacidade para isto), nem Lá Roja já está com as passagens de volta compradas. Embora o Chile esteja numa situação confortável para jogar pelo empate contra a Espanha, podendo até perder para a Holanda se conseguir tirar ponto dos espanhóis na segunda rodada, estes continuam a ser francamente favoritos, até porque os Sul-americanos não sabem jogar na retranca.

Portanto, cuidado, a Espanha começa a aparecer mais nítida em nosso radar. Tudo vai depender do próximo jogo no Maracanã. Se houver uma reação da Espanha, a goleada pode ficar para trás. Caso a apatia de ontem volte a aparecer, a chance de termos um adversário mais palatavel na segunda fase.

Agora, aqui entre nós, que fase, Casillas!

Nenhum comentário: