quinta-feira, 30 de julho de 2009

AVE CÉSAR!

Apesar do título óbvio diante da conquista de César Cielo no Mundial de Esportes Aquáticos em Roma, a matéria do Jornal Nacional encerrou com uma grande constatação. Nenhuma cidade seria mais adequada para o que o "Cesão" fez hoje, ou seja, para entrar para a História do esporte como o primeiro homem que nadou os 100m em menos de 47 segundos, nada melhor do que fazê-lo na Cidade Eterna.

Agora posso pecar pela imprecisão histórica, mas a homonímia do nosso velocista aquático remete à famosíssima frase "Vim, vi e venci", que parece ser o lema que move Cielo desde os Jogos de 2008.

O que impressiona em Cielo é a determinação com que ele busca a vitória e a segurança que ele incute nele mesmo. A entrevista concedida por ele na véspera da final deixa isto bem claro: em certo ponto ele fala, textualmente, "porque amanhã eu vou ganhar".

Eis um atleta que não tem medo de assumir o favoritismo e demonstra toda a sua concentração, todo o foco na vitória. Se ela não vier, azar, houve um atleta melhor. Mas no que depender do César, o 1 vai sempre estar ao lado do seu nome após a batida na borda.

Esta certeza da vitória é a matéria de que são feitos os homens que escrevem a História, em qualquer área: da política com o César de mais de 2000 anos atrás, ou do esporte, com o César de hoje.

Nenhum comentário: