quarta-feira, 29 de julho de 2009

ALTERNATIVAS PARA A AMARELINHA (Ou Trocando Bola 2 - Tirando o Atraso na Postagem)

Aproveitando a discussão levantada pelo Felipe, faço minhas considerações sobre alternativas à convocação do Dunga, levando a discussão para o longo prazo, já antecipando as opções do técnico para a Copa de 2010 (embora saiba que muita coisa possa acontecer até lá).

Primeiro, as discordâncias: Kleber e Souza na Seleção? Nem pensar. Souza (o do Grêmio, esclarecendo para quem não leu o post do Felipe) é um presepeiro, desde sempre. Trata-se de um jogador razoavelmente eficiente, mas que visivelmente não tem estatura para jogar na seleção. Gosta muito de provocar a torcida e os jogadores adversários, mas não me parece um jogador capaz de decidir um jogo.

O Kleber (do Cruzeiro, também tirando eventual dúvida de quem não leu o post) é um jogador extremamente instável, que não conseguiu resolver a parada para o Cruzeiro quando foi necessário. Além de tudo, na posição temos pencas de opções, como veremos abaixo.

Mais uma vez citando Jack o Estripador, vamos por partes:

Goleiros: para sentar no banco para o melhor goleiro do mundo (made in Gávea), gostaria de ver o Fábio, do Cruzeiro, que está numa fase esplendorosa, e o Marcos, do Palmeiras, que voltou a agarrar bem e seria uma ótima referência para o grupo.

Laterais: na direita estamos resolvidos, embora ainda não confie integralmente no Daniel Alves, mas também não tem ninguém melhor. Já na esquerda, nossa indigência é notória. Já gostei da reconvocação do Marcelo, ex-Fluminense, atualmente no Real Madrid. Acho que o André Santos não rendeu o que poderia na Copa das Confederações. Pelos comentários (já que não vi jogos dele), valia experimentar o Fábio Aurélio, do Liverpool .

Zagueiros: hoje ainda não é possível cogitar-se de sua convocação, pois não está jogando, mas alguém vai ter que sair para dar vaga ao Thiago Silva, hoje no Milan.

Volantes: os atuais "primeiros homens de meio-campo" (leia-se cabeças de área) não me agradam. Gilberto Silva esqueceu do futebol que o levou à Copa de 2002 e nem marcar direito consegue mais: quase toda dividida acaba em falta contra o Brasil. Josué teve uma boa fase no São Paulo, até foi campeão alemão pelo Wolfsburg, mas é tão expressivo quanto um abajur apagado. Sem qualquer chauvinismo rubronegro, Williams, apesar de um certo afobamento, merecia uma chance. E para esvaziar um pouco minhas críticas, não consigo achar outro nome para propor para esta posição.

Meio-Campo: para as demais três posições do meio-campo, acho que Diego Silva, do Palmeiras, mereceria uma chance. Ronaldinho Gaúcho, para voltar, terá que comer a bola no Milan, o que parece meio difícil, pela dificuldade que o Leonardo está tendo para montar o rossonero. Outro que merece uma observação, se confirmar a boa fase em que estava antes de ser vendido para o Spartak, é o Ibson.

Ataque: Pato é outro que está "pela bola sete". Já foi preterido nesta última convocação e não vem agradando na Seleção. Também terá que destruir no rubronegro milanês para ter outra chance. Nilmar também tem que mostrar mais do que o bom início do ano para se manter. Para o lugar dos dois, Diego Tardelli entrou na briga, mas vai ter que manter a regularidade para ter chance contra nomes mais expressivos como, por exemplo, Adriano, a quem Dunga rasgou grandes elogios em recente conversa com Milton Neves, reproduzida na Placar deste mês. Aliás, na corrida dos que tentam se recuperar (Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo), o centroavante do Flamengo parece estar em melhor posição: além de já ter sido chamado anteriormente, está recuperando a forma física de forma mais visível que Ronaldo, a quem não ajudam nada a recente lesão na mão e, mais do que isto, as reclamações a respeito do regime de concentração antes da final da Copa do Brasil.

Como se vê, objetividade não é comigo. Estudei Direito, não sei falar pouco. Mas este é o recado.

2 comentários:

Beto disse...

Parabéns pelo recomeço. Vida longa ao Blog.
Acredito que se o técnico, na hora da convocação, não comete nenhuma sandice, daquelas de mandar chamar a carrocinha do hospício, não há muito o que discutir, é o que tenho achado das últimas convocações do Dunga, previsíveis e corretas. Trocar Gomes por Fábio ou Julio César por Diego Silva, é trocar seis por meia dúzia. A rigor, hoje em dia, o Dunga só poderia cometer uma sandice, a não convocação do Kaká.

André Cantanhede disse...

Parabéns pelo blog, mas, cá entre nós, citar o nome do Willians para a seleção!!! Me parece coisa de flamenguista parcial, quierendo elevar jogadores medíocres a patamares muito acima de suas capacidades, como já faz há muito tempo, como "bigu e mais dez" e outras pérolas do flamengo rotulados como "craques" da gávea...,tais como Henágio, Peu, Bujica, Savio, Jean, Bruno Mezenga...e outros como Charles Guerreiro que até chegou a vestir a amarelinha. Afinal, quantos sucessores o galinho terá...Não tecerei maiores comentários sobre esse jogador para não enfurecer os blogueiros responsáveis pelo site...
Abraços