segunda-feira, 22 de junho de 2009

COPA DUBEUX!!!

Agora, uma pausa para a cobertura exclusiva do maior evento esportivo do primeiro semestre: a Copa Dubeux! Reunidos nas singulares instalações do Clube Federal, seis times mediram forças em homenagem ao novo balzaquiano do Rio de Janeiro, meu caro amigo Bruno Dubeux.

Sem cobertura da televisão, já que as emissoras não quiseram se indispor com a FIFA ao esvaziar a audiência da Copa das Confederações, os esquadrões se dividiram em dois grupos: um com a APERJ Galáticos, Colégio Teresiano e a Família Teixeira, representantes do trabalho, da formação escolar e do meio familiar do aniversariante do dia.

No outro grupo, outro time do trabalho, a APERJ de Verdade e dois times da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

O primeiro grupo foi inaugurado com um jogo morno, em que a APERJ Galáticos empatou sem gols com o Colégio Teresiano. O segundo jogo foi entre o Teresiano e a Familia Teixeira, com vitória do primeiro por 1x0. Na última rodada, a APERJ Galáticos foi surpreendida pela dedicação e o entrosamento da Família Teixeira, que eliminou "o sangue do seu sangue" (afinal, o Bruno jogava na APERJ Galáticos) com um 2x0 inquestionável.

Já no outro grupo, emoções variadas: o primeiro jogo entre a APERJ de Verdade e o time vermelho da UCAM terminou com a vitória por 1x0 e um show de aplicação tática do time dos Procuradores renegados por seus próprios pares. No segundo jogo, a APERJ de Verdade resolveu contrariar seu treinador, Paolo "Felipão" Spilotros, inverteu o posicionamento do Presidente Leo Espíndola e do azougue Marcos Bueno e acabou amargando um 0x0, em que o destaque foram as boladas que o zagueirão de roça Guga mirou no juiz da partida e a sortida gama de entradas distribuídas pelo time cinza da UCAM.

Na rodada final, os integrantes da valorosa universidade carioca rechaçaram as insinuações de que fariam um jogo de compadres e também empataram sem gols, mas com muitos lances de perigo, levando o desacreditado time reserva da APERJ para a final, contra o Colégio Teresiano.

Antes de iniciar a final, pronta para receber o aniversariante, a equipe da APERJ de Verdade foi surpreendida por sua preferência pelos colegas de colégio. Embora desiludida pela esnobada do dono da festa, a equipe foi magistralmente liderada pelo Beckenbauer da Dom Manoel, Flávio Lessa, que pôs a bola na cabeça de Leo Espíndola para abrir o placar, e fechou o escore com um gol por cobertura, de antes do meio campo.

Final do torneio, uma celebração merecida à amizade de nosso caro Bruno Dubeux e uma vitória que marca a consagração do estilo Dunga de futebol: muita aplicação tática, união incondicional do time e o talento posto à disposição da equipe, desde o gol, com o Bruno, passando pela defesa com o já citado Flávio Lessa e o incansável Pedro "PP" Di Masi. O meio campo regido pelo Bueno foi coadjuvado por Rodrigo "Potoquinha" Zambão, a verdadeira "locomotiva" da lateral (o que perde em velocidade ao longo do jogo é compensado pela fumaça do cigarro nos intervalos); e pela cadência de Joaquim Rohr, que também roubou muitas bolas para o ataque, que contou com a presença impositiva do Leo Espíndola, abrindo os espaços para que o time pressionasse os adversários. Como primeiro - e único - reserva, este escriba, que além da correria atrás dos adversários, trouxe para o time pelo menos a sorte de quem já havia sido campeão do Torneio da Rioativa junto com o Rafael Cid, que ganhou a Copa Dubeux sem sequer comparecer ao local da competição...

Um abraço aos campeões e parabéns ao Dubeux. Aguardem a cobertura da IV Copa Jurídica, o megaevento (com reforma ortográfica) do segundo semestre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou sendo injustiçado no comentário... como zagueiro do meu time, minha missão foi inteiramente cumprida: dois jogos, nenhum gol sofrido. Isso, sem precisar fazer uma única falta...
As boladas no juiz foram atos de protesto pela inversão de faltas e expulsões injustas no time da UCAM!! Abraços, GUGA