sexta-feira, 27 de julho de 2012

PALPITES DO BARBALHO - Parte 4: Sprint Final

Como deixei acumular, vou ter que lançar os prognósticos no estilo Maradona, ou seja, na carreira (hehehe).

Então, foi dada a largada:

JUDÔ: unanimemente apontada como a modalidade que pode nos dar um número expressivo de medalhas, a Confederação Brasileira de Judô parece ter feito direitinho a lição de casa. Temos diversos atletas com reais chances de obter resultados expressivos e fundamentos reais para acreditar que, depois de 20 anos, veremos um judoca brasileiro no lugar mais alto do pódio. Entretanto, tínhamos três campeões mundiais em 2008 e voltamos com três medalhas de bronze. Um vacilo durante qualquer momento da luta pode por todo um ciclo olímpico a perder. As apostas mais "certas" são os dois brazucas em primeiro lugar nos rankings de suas respectivas categorias: Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar. A gaúcha, inclusive, já tinha sido uma aposta deste blog para os últimos Jogos, que, infelizmente, não se confirmou. Entretanto, continuo com fortes esperanças que ela trará o ouro, assim como Guilheiro, que pode emplacar a terceira edição seguida com medalhas, agora com um brilho dourado. O otimismo que sempre me ataca às vésperas dos Jogos Olímpicos me faz arriscar com outras duas medalhas de ouro: Thiago Camilo, que assim completaria a sua coleção particular (prata em 2000 e bronze em 2008) e Sarah Menezes. Dependendo do cruzamento das chaves, ouso apostar numa prata na categoria pesado masculino, onde nosso representante dificilmente venceria o fenômeno francês Teddy Riner. Além destas medalhas, acredito em mais dois bronzes, provavelmente um no masculino e outro no feminino. Portanto, seriam 7 medalhas: 4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.

GINÁSTICA: aqui as maiores esperanças estão com Arthur Zanetti, que depois do vice-campeonato mundial, aprimorou ainda mais sua série, que tem um grau elevadíssimo de dificuldade. Acho que dá para beliscar outro ouro. Diego Hypólito mereceria uma medalha pela peça que o destino lhe pregou nos Jogos de Pequim, mas padeceu todo o ciclo olímpico com inúmeras lesões e está reclamando de dores fortes nos últimos dias. Acredito que, na melhor das hipóteses, ele fatura um bronze. No feminino, temos uma equipe que padece de falta de renovação e de inúmeros problemas de última hora: corte de Jade Barbosa e lesão de Laís Souza. Portanto, mais dois pódios: 1 ouro e 1 prata.

VELA: uma grande chance de ouro está no barco de sempre, Robert Scheidt. Acompanhado por Bruno Prada, nosso bicampeão olímpico vem ganhando tudo na classe Star. A maior ameaça é uma tripulação da casa, campeã em Pequim, mas ponho fé que teremos nosso primeiro tricampeão olímpico este ano. Também acredito que Ricardo Winick leva finalmente a medalha que há tanto tempo persegue na RS:X. Uma prata seria muito festejada.

HIPISMO: Rodrigo Pessoa não tem mais Baloubet du Rouet. O melhor conjunto hoje é liderado por Álvaro Miranda Neto, o Doda. Talvez dê para beliscar um bronze. A equipe nacional, infelizmente, não vem repetindo os bons resultados do início da década.

BOXE: muita gente boa põe suas fichas em Éverton Lopes. Não vou destoar. O campeão mundial amador pode igualar o feito de Servílio de Oliveira e buscar um bronze. No feminino, que estreia nesta edição, o reduzido número de participantes me faz acreditar que talvez surpreendamos com mais um bronze.

TAEKWONDO: meu amigo Daniel Dias, integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira, soprou-me a dica de que Natália Falavigna sobra na sua categoria. Entretanto, nossa medalhista em Pequim sofreu com muitas contusões nos últimos tempos. Ainda assim, acredito numa medalha de ouro. Diogo Silva já chegou perto uma vez. Em outro arroubo otimista, prevejo um bronze para nosso atleta.

PENTATLO MODERNO: Yone Marques também já foi aposta deste blog em 2008. Vou repetir o palpite: um bronze para nossa superatleta.

No balanço parcial deste post, são 7 medalhas de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. Só aqui, já superaríamos Pequim e Atlanta no total e Atenas no número de campeonatos olímpicos. Já lanço post, logo em seguir, com o balanço final.

Nenhum comentário: