quarta-feira, 11 de março de 2009

VOLTEI (Ou Na Trilha de Ronaldo)

Aos meus três leitores (minha sogra, meu irmão e meu amigo Beto) anuncio que vou tentar retomar o blog, especialmente por conta de recente conversa animadora que tive com o único leitor que não está no meu círculo familiar (embora a amizade com meus sogros se não o deixa também dentro, pelo menos cria uma figura secante - quem não lembra de geometria que se vire...).

Na mencionada conversa, vi que o esporte é, como diz o Milton Neves a respeito do futebol, o assunto mais importante dentre aqueles que não são importantes. Deste modo, acho que este blog pode ser um fórum interessante para debater-se sobre uma atividade que nos remete a alguns dados elementares dos indivíduos e dos grupos sociais, a um mundo onde o jogo, qualquer jogo, nos redime das derrotas diárias; nos ensina algumas lições; nos eleva o espírito com passagens verdadeiramente épicas; ou simplesmente nos entretém em meio à correria do dia a dia.

Pois bem, aproveitando o mote do retorno, nada melhor do que invocar a notícia esportiva da semana: a volta de Ronaldo. É realmente impressionante o poder de recuperação e, mais do que isto, de atração, digamos, "midiática" do Fenômeno.

Tirando o furor da imprensa esportiva, que já antecipa a volta à Seleção de um jogador que está visivelmente muito acima do peso, duas impressões ficaram das minhas conversas com amigos sobre o último Corinthians x Palmeiras: 1. como será ainda mais difícil a volta de Ronaldo a um nível razoavelmente próximo daquele em que ele costumava jogar; 2. como, mesmo assim, alguns quilos além do aceitável, o Fenômeno excede em técnica qualquer jogador em atividade no Brasil.

Posto o assunto, aguardo os comentários.

5 comentários:

Anônimo disse...

As duas conclusões que fecham seu artigo de retorno não dão muita margem para polêmicas, é aquilo mesmo, não há como fugir; só a mídia mais ensandecida ainda acredita numa volta do “Fenômeno” por longo prazo e nosso futebol anda tão pobre de bons valores.
De resto devo dizer: gostei muito do retorno do blog e de ser comparado à uma secante. Isto é que é imaginação matemática.
Valeu!

Unknown disse...

Grande Fernando!!! Parabéns pelo retorno!!! Ronaldo nada, quero um post sobre a maior contratação do futebol brasileiro no ano: FRED! Ex-jogador não vale!!! Forte Abraço.

Unknown disse...

Mas meu amor, eu te leio! Vc tem a impressionante marca de QUATRO leitores!!!
E vc acertou: vc não te nada o que fazer mesmo...ahahah!
Te amo, eu.

Questão propedeutica - "Diálogo Institucional do Poder Constitucional" disse...

"Ao Dr. Fernando,"

AHuahuaha.. Chega de "ad solenitatum"!!!

Fala, Dr. Fernando! E ai, td bom?

Pow.. parece naum.. mas é o Adam, seu ex-estagiário agor vosso SC que vos fala!!!

Pow... em rarríssimo momento estava eu aqui acessando a internet em minha casa (uma vez que não teve SP neste fds...), já tendo esgotado todas minhas potencialidades producentes... quando eis que lembro: Ainda não visitei seu bolg!

Bom... Blog manero! Só naum entendi nada pq tb saco nada de futebol.. pensava até q tinha algo sobre direito ou política... (fala sério, né... concurseiro é fogo... só pensa nisso...)

Bom, cabe a mim renovar meus votos de feliz aniversário e desejar-lhe um bom fds pra ti e todos seus familiares, "assíduos leitores deste Blog" (hauhauha)



Fui!!!

Felipe Barbalho disse...

Opa! Antes tarde do que nunca... Voltei a lê-lo, ainda que por pouco tempo, já que hoje você dá uma pausa longa na blogagem.
Isso aí! Honre a família e escreva sobre esporte, já que o papai do Rafa aqui não tem muita vergonha na cara e não dá a cara a tapa há muito.
Mas ainda vamos produzir juntos algo sobre o tema que você me ensinou a amar. Esse exercício de post/comentarios aqui pode ser um bom começo.
De resto, não convém comentar sobre o Ronaldo tanto tempo depois de sua volta. Seria uma vantagem injusta. Mas posso deixar aqui uma ideia para posts futuros: por que os jogadores não estão sabendo "envelhecer" no futebol hoje em dia?
Beijos e sucesso na retomada da empreitada!