sexta-feira, 23 de abril de 2010

CONVOCAÇÃO AOS PALPITEIROS

Vou repetir o que já virou clichê no mundo do futebol: o Brasil tem 190 milhões de treinadores, especialmente em Copa do Mundo.

Até mesmo sua mulher, que não entende nada de futebol, fica investida, de quatro em quatro anos, no direito de dar pitaco na escalação e na organização tática da Seleção (ou, como faz a minha, reclamar que nosso time não tem jogadores tão bem apresentados quanto os italianos ou daquelas seleções nórdicas como Dinamarca, Suécia e Alemanha).

Pois bem, iniciando a temporada da - como diriam nossos amigos paulistas - "cornetagem", abro uma pequena discussão para animar meus 10 leitores: o próprio Dunga já disse que grande parte do grupo que vai à Copa já está fechado.

Quem os ilustres leitores acham que já está garantido, e quais vagas estão em aberto? A partir daí, exerçam o sacrossanto direito ao palpite: quem cada um levaria?

Para mim, eis quem está garantido:

GOLEIRO: Júlio César
LATERAIS: Maicon, Daniel Alves e Michel Bastos
ZAGUEIROS: Lúcio e Juan (este, só se mantiver a integridade física, um tanto baleada nas últimas temporadas)
VOLANTES: Gilberto Silva e Felipe Melo
MEIAS: Elano e Kaká
ATACANTES: Robinho, Nilmar e Luis Fabiano

Portanto, temos 13 vagas já ocupadas. Eis as outras 10, seguindo o raciocínio de "caixinha" do Dunga (segundo o Carlos Eduardo Lino, do Sportv, nosso técnico monta a Seleção em "caixinhas". Portanto, na caixinha do Gilberto Silva, por exemplo, só pode entrar outro volante de contenção, e assim por diante):

GOLEIROS: Victor e Gomes (Doni teria chance e crédito por conta da Copa América, mas não está jogando na Roma). Hélton corre por fora.
LATERAL ESQUERDO: Gilberto e Kléber brigam por uma vaga.
ZAGUEIROS: Thiago Silva e Miranda estão na frente, mas Alex Silva e Naldo (que joga no futebol alemão, um fetiche identificável nos critérios de convocação de nosso treintador) podem ter alguma - reduzida, espero eu - chance.
VOLANTES: Josué (outro "alemão) para a reserva do Gilberto Silva, e Ramires para esquentar o banco para o Felipe Melo.
MEIAS: Para o lugar do Elano, não sei se o Kleberson ainda tem chance após sua barração no Flamengo. Para a reserva do Kaká, parece-me que o Dunga vai confiar na estrela do Júlio Baptista.
ATACANTES: Como o Adriano está fazendo de tudo para não ir à Copa (ouvi dizer que o Jorginho teria externado sua contrariedade à convocação do Imperador após a perda do pênalti contra o Botafogo), parece-me, não sem alguma consternação de minha parte, que teremos que ver Grafite com a camisa canarinho (o que, embora triste, não chega a ser inédito, na medida em que Paulo Sérgio foi campeão do mundo em 1994).

E aí, concordam comigo? Devo registrar que estas são as minhas observações, com base no que o Dunga tem feito nos últimos tempos. A minha seleção pessoal, só no próximo post.

Nenhum comentário: