sexta-feira, 11 de junho de 2010

FUTEBOL E IDENTIDADE NACIONAL: O EXEMPLO DOS HERMANOS

Já estava indo dormir quando resolvi dar uma navegada e olhei no blog do Marcelo Barreto (É Muito Pênalti) dois posts sobre os spots da Copa nas diversas TV's ao redor do mundo.

Vendo o spot da Tyc Sports, da Argentina, lembrei de post no blog de meu irmãozinho, Felipe Barbalho (Doido por Copa), em que ele, criticando os comerciais da Brahma e do Rexona, faz uma chamada para outro filmete argentino, agora da Cerveja Quilmes.

Em ambos os spots se vê claramente a identificação do futebol e da seleção com um sentimento nacional, como algo realmente caro a cada um dos argentinos; a tradução de um traço inexplicável que torna o jogo maior do que ele mesmo, uma vitória algo que transcende o mérito individual dos atletas e se transforma num triunfo coletivo, pois a torcida joga junto com o time.

Toda minha conversa sobre patriotismo e esporte é muito melhor explicada nos dois spots. Pena que nossos publicitários não souberam aproveitar este gancho nas campanhas brasileiras. Talvez o único que tenha chegado perto seja o spot do Sportv, que pergunta repetidamente onde você estava em momentos marcantes da história do Brasil nas Copas.

Recomendo a vista dos três. Os dois argentinos no YouTube. O da Sportv na própria programação.

Nenhum comentário: