quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CUBA NO CANGOTE

Como antecipei ontem, iniciado o atletismo, Cuba começa a se aproximar. Agora são quatro medalhas que nos separam dos últimos comunistas do planeta.

E ainda tem o judô, onde batemos de frente justo com eles.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

E O PAN?

Imperdoável meu silêncio durante a primeira semana dos Jogos Panamericanos.

Injustificável, mas explicável. Primeiro, a transmissão da Record quebra um paradigma já estabelecido há muito tempo na TV brasileira: o que não é veiculado pela Globo, não "decola". O hábito nacional é acompanhar esporte na Globo, no Sportv ou na ESPN.

Com um pouco mais de esforço, para aqueles um pouco mais rodados, como este escriba, a Band (que uma vez foi Bandeirantes) também serve.

A Record ainda não tem cultura ou tradição recente de cobertura esportiva, embora eu tenha ciência que, antes da Bandeirantes, ops, da Band, a Record, com a musiquinha que orna as medalhas de ouro do Brasil nestes dias, era uma referência neste campo.

Mas realmente não dá para aturar a indigência técnica e o tom forçado da equipe da Record. Tatiana Lemos já tinha "aberto o bico" na última virada dos 200m livres e o Álvaro José e o Fernando Scherer ainda diziam "que ela estava bem".

As vitórias da Seleção Feminina de Vôlei sobre times de terceira categoria são comemoradas como se fossem o novo ouro olímpico. Não dá. Isto para não falar na conversão do Romário em político tradicional, aproveitando o vexame da Seleção Brasileira de Futebol Masculina para bater na CBF, dizendo que deveríamos ter levado os melhores jogadores Sub-22 do país...para o Pan?! Desfalcando os times na reta final do Brasileirão?! Já bastam os desafios "imperdíveis" contra Costa Rica e Gabão...

Outro ponto é o baixo nível técnico da competição. O Brasil, graças a Deus, já passou da fase de vibrar com as enganosas vitórias dos Panamericanos. Enquanto nossos nadadores dominavam as provas em Guadalajara, o resto do Mundo se preparava para mais uma etapa da Copa do Mundo de Piscina Curta.

Muito legal o Thiago Pereira ganhar um caminhão de medalhas douradas em dois Pans, mas eu preferia vê-lo ganhar um bronze que fosse numa prova de nível mundial.

Tem sido bom constatar que começamos a ser uma real ameaça à posição de Cuba e do Canadá, mantendo-nos em segundo lugar no quadro geral de medalhas, embora ainda há uma semana de atletismo para que sejamos ameaçados, principalmente pelos caribenhos.

Portanto, a conclusão é: trata-se de um importante evento que mobiliza a torcida um ano antes dos Jogos e atrai a atenção dos patrocinadores no final do ciclo olímpico, mas passamos para a primeira divisão. Agora é partir para tentar chegar ao Top Ten dos próximos Jogos Olímpicos.

MAIS UM ALIADO DO ESPORTE

Depois de muito tempo envolvido com inúmeras pendências profissionais, volto ao blog para saudar a entrada do Ahe! na Internet, um portal integralmente dedicado ao esporte olímpico (www.ahebrasil.com.br), mais uma iniciativa virtual que conta com a participação do irmãozinho deste escriba.